01/09/09

Truques e dicas sobre o Snow Leopard - Part 1

Uma colecção de truques e dicas sobre o Snow Leopard. (Parte 1)

Estado da Bateria

Se acha que a sua bateria já teve melhores dias e já não funciona correctamente, o Snow Leopard indica-lhe isso mesmo. Se ao carregar no icon da Bateria aparecer "Serviço Bateria" são mas notícias.

Não tem o Leopard não há problema
Se ainda está a correr o Tiger na sua maquina e está a pensar em actualizar para o Snow Leopard, não necessita de comprar a Mac Box Set como era inicialmente pensado, a versão de upgrade(29€) funciona perfeitamente e sempre poupa uns bons euros.


Gravar video no Quicktime X
Precisa de gravar video através da sua iSight ou câmera usb é fácil, pode gravar da sua câmera iSight através do Quicktime X. Pode escolher a qualidade do video, fonte de audio e local de armazenamento do video.

Data e Hora
Nas preferências de sistema na secção de Data e Hora pode activar a nova função de actualizar a hora automaticamente consoante a localização, óptimo para quem viaja muito.

Idiomas e Texto

Nas preferências de sistema escolha Idiomas e Texto. Existe uma nova aba com o nome de "Texto" possui uma possibilidade de substituição de texto por símbolos. Por exemplo ao escrever (C) é trocado automaticamente para 
©, fica a sua imaginação. 

Quicktime 7 ainda não morreu



O Snow Leopard é acompanhado no novo Quicktime X, mas se por algum motivo precisa do antigo Quicktime 7 pode instala-lo através do DVD em Instalações Opcionais.


Arrastar e largar entre aplicações






Agarre na foto que quer por exemplo enviar por e-mail, arraste para cima da aplicação na Dock e o Exposé ira arrancar a aplicação seleccionada, coloque o rato por cima da janela da aplicação e carregue na tecla de espaço e no fim largue a foto.



OpenCL puxa pelas suas gráficas



Foi dito pela Apple que o
OpenCL melhorar a performance das aplicações quando usada com gráficas compatíveis. O que acontece quando tem várias gráficas no seu MacPro e está a usar uma aplicação compatível com OpenCL, realmente agora as aplicações tem um incremento de velocidade.


Arrancar em 64Bits ou 32Bits

Correr o sistema a 64Bits é realmente assim tão excelente? De acordo com a Apple ao arrancar com as teclas 4+6 carregas o sistema carrega a Kernel a 64Bits. Para 99,99% dos utilizadores Mac, arrancar com a Kernel 32Bits é mais do que adequado. As suas aplicações 64Bits como o Finder, correm na mesma rápido com uma Kernel 32Bits, e que a Kernel 64Bits é mais direccionada para utilizadores mais Hardcore ou Servidores.


Porra! Comprei um Mac recentemente...


Não há problema se comprou um Mac novo com o Leopard depois de 8 de Junho, pode comprar o Snow Leopard por apenas 8,95€(Termina a 26 de Dezembro 2009), aproveite o Programa de actualização do Mac OS X Snow Leopard.


Importar de um scanner directamente para a Pré-Visualização
Abra a Pré-Visualização e carregue em Ficheiro e depois onde diz Importar do digitalizador, pode até escolher um scanner partilhado na rede.


Captura de ecrã agora com data e hora no nome
Não há mais Imagem 1, Imagem 2 , ou por ai fora, o Snow Leopard agora regista a data e hora no nome do ficheiro, inteligente!


Sincronizar Agenda com o Google e o Yahoo
A Agenda do Mac no Snow Leopard suporta a sincronização dos contacto com as contas de Google e Yahoo, para isso basta ir as preferências>Contas e ai escolher a conta que quer sincronizar.


A Rosetta não está lá quando precisas
No Leopard estava instalado por defeito, no Snow Leopard quando tentar correr pela 1º vez uma aplicação para PowerPC e se disser que quer instalar, o sistema de Actualização encarrega-se do resto. Volta Rosetta!!!


Aplicações minimizadas no Exposé
No Leopard quando usava o Exposé as imagens minimizadas não eram mostradas, agora são todas mostradas e diferenciadas pelo tamanho da pré-visualização.


Minimizar janelas para a aplicação na Dock
Para activar esta função vá as propriedades da Dock na Preferências de Sistema e coloque um visto onde diz "Minimizar janelas para o ícone da aplicação".


No Snow Leopard não há instalação "limpa"


Quando for instalar o Snow Leopard e quiser fazer uma instalação limpa, ou seja, formatar o disco antes de instalar faça o seguinte. Quando introduzir o DVD de instalação irá aparecer uma opção com o nome de utilidades, ao carregar ai escolha depois o Utilitário de Disco e formate o seu disco.


Será que a sua impressora ou o seu scanner funcionam no Snow Leopard?
Há quem tenha problemas com esta impressora mas se quer saber sobre a sua veja aqui, Impressoras e Scanner's Mac OS X 10.6.


Cisco VPN suportado


Agora está nativamente no sistema a utilização para utilização de VPN, basta ir a redes nas preferências de sistema e carregar no (+) no canto inferior esquerdo e depois escolher VPN, quanto ao resto pergunte no seu departamento de TI.


Sincronização com Palm OS foi-se...


É uma má noticia para quem usa Palm, é agora que compram um iPhone ou então tentem a vossa sorte com "The missing sync for Palm OS". Boa Sorte.


Dock Exposé


Para activar esta função basta ficar a carregar numa aplicação que esteja aberta na dock.
Se fizer o mesmo mas a carregar no "alt" aparecerá a opção "Forçar Saída".


Upload de Videos com URL na barra de progresso
Agora no Quicktime X depois de fazer o upload de um video para o Youtube ou MobileMe, e quando esse upload acabar aparecerá o link directo para o filme para poder partilhar.


Novidades Stacks
Agora além das excelentes Stack's já existentes no Leopard o Snow Leopard acrescenta a possibilidade de navegação em pastas sempre dentro das Stack's, Inteligente!
Se os programas ou pastas não cabem no ecrã, agora o Snow Leopard acrescenta uma barra de deslocação dentro da Stack, em vez de diminuir os icons e fazer com que a stack fique mais lenta a abrir.


 Boot Camp com suporte para HFS
Agora quando instalar o Windows pelo Boot Camp o windows terá acesso ao disco do Mac, pois foi acrescentado as drivers para o formato de ficheiros HFS para Windows.


Reclame de entre 6Gb a 7Gb de espaço em disco


Uma das novidades no Snow Leopard é que ocupa menos cerca de 6Gb a 7Gb de espaço e disco e é verdade.


Serviço de localização para aplicações de terceiros.
Baseado no IP do seu Mac é possível saber onde se encontra no mapa e a Apple adicionou ao Snow Leopard uma Framework(Core Location Framework) para que quem desenvolve aplicações possa usar essa função também!


Suporte para Exchange
Uma das funções mais faladas no novo sistema da Apple é o Suporte para Microsoft Exchange, e é uma peça estratégica de forma a chegar a mais mercado Empresarial.
Apesar de apenas ser compatível com Exchange 2007 Server, está muito bem integrado, sincronizando Contactos, Agenda e e-mails. Além do mais neste momento o Snow Leopard é o único a Suportar Exchange "Out of the Box", pois no Windows 7 será obrigado a comprar o Office 2007 para obter esta funcionalidade.


Força do sinal Wi-FI na barra
Agora pode ver a força do sinal de todas as redes Wi-Fi ao seu alcance sem que para isso tenha que se ligar a elas.


Protecção Básica contra Vírus
A Apple tem uma base de dados que vai sendo actualizada com possíveis Malwares para Mac e essa informação é passada ao consumidor, previne acessos indesejados ao seu Mac e aumenta a sua protecção.


Finder re-escrito em Cocoa
O Finder foi completamente re-escrito em Cocoa, não verá nada visualmente nova, mas o Finder está mais flexível e mais estável, com mais possibilidade de actualização.


Escrever letras chinesas no Trackpad
Uma da funções mais esperadas pelos consumidores Portugueses, ou não, mas está cá... podemos desenhar as complicadas letras Chinesas e o Snow Leopard reconhece.


iChat com alta resolução e pouca largura de banda necessária


Agora no iChat foi reduzida a largura de banda necessária para ter uma video conversa sem soluços ou quebras ou ser obrigado a usar uma grande largura de banda. Foi também aumentada a possibilidade de usar 640x480 para video conversa.


A Actualização de Software nas drivers de impressora
De forma a tornar-se mais útil a Actualização de Software agora actualiza as drivers das impressoras.


Esvaziar lixo e ejectar media mais eficazes 
Acontece várias vezes tentar apagar ou ejectar alguma coisa e o sistema dizia que não era possível pois estava a ser usado e era mentira, pois o sistema SL está menos mentiroso, está mais rápido e de confiar nestas acções. Claro que se tentar apagar um filme enquanto o vê ele não vai apagar...


Diferentes preferências para diferentes contas no iChat


Se possui várias contas de IM(Mensagens Instantâneas) pode escolher perfis para casa diferentes de que usa no trabalho.


Divisão em duas janelas do Terminal
Pode escolher o modo de duas janelas no terminal, apesar de espelhar o conteúdo uma da outra, pode ver código em partes diferentes do script que correu.


Aceitar convites dentro da aplicação Mail
Está a tentar organizar uma festa num determinado dia, se activar essa função o iCal irá criar automaticamente um Evento para esse dia a hora marcada incluindo a localização.


Fundo preto em novos menus
Apenas uma questão estética que na minha opinião está muito melhor assim.


Ícones podem chegar até 512x512
Agora pode ver os seus ícones até ao tamanho de 512x512 sem passar para o modo Cover Flow.


Apresentações reais nos icons


Imagens de Filmes, Música, Pdf's e apresentações Powerpoint, apresentam agora no seu formato de ícone o conteúdo exacto podem ainda tocar, ver, ou desfolhar conforme o tipo de ficheiro.




Continua...

Once you go Mac, you never go back!

4 comentários:

Tzuera disse...

Muito bom! Gostei do seu trabalho!

Victor Freitas disse...

Boas
Comprei um Ma c recentemente já com snow leopard, mas agora ocorre-me um prblema. Depois de instalar algumas aplicações que nessecito, tipo CS4, etc. agora ao arrancar as aplicações pelo dock, os icons ficam a saltitar e depois nada acontece. Pergunto se me pode dar alguma dica quanto a este problema.

Victor Freitas disse...

Boas
Comprei um Ma c recentemente já com snow leopard, mas agora ocorre-me um prblema. Depois de instalar algumas aplicações que nessecito, tipo CS4, etc. agora ao arrancar as aplicações pelo dock, os icons ficam a saltitar e depois nada acontece. Pergunto se me pode dar alguma dica quanto a este problema.

Skimi disse...

A sua pergunta é muito vaga, esse problema acontece com todas as aplicações ou apenas com o CS4?

Enviar um comentário

search: