09/08/09

Devo tirar a bateria do meu portátil?

Uma das questões que, frequentemente, nos colocam os clientes que se estão a iniciar no universo Mac, é se devem tirar a bateria do MacBook ou MacBook Pro quando estiverem a utilizar o adaptador de corrente. A questão, que para muitos utilizadores Mac poderá não fazer grande sentido, é na verdade muito pertinente.

Ao que parece, esse é um comportamento que tem vindo a ser de alguma forma ensinado aos utilizadores de computadores de outras marcas. Supostamente, ao retirar a bateria do portátil, estaríamos a evitar “viciá-la”. Mas não é esse o procedimento recomendado pela Apple:

É fortemente recomendado que não use o seu MacBook ou MacBok Pro enquanto a bateria está removida. Ao puxar acidentalmente o adaptador de corrente, poderia cortar a energia e desligar o computador. Qualquer informação que não estivesse gravada no seu computador seria perdida.

Mas não é só. O computador precisa da bateria para assegurar um fornecimento de energia suficiente e constante, podendo mesmo baixar a velocidade do processador para compensar a falta da bateria.

Se a bateria for removida de um MacBook ou MacBook Pro, o computador irá reduzir automaticamente a velocidade do processador. Isto evita que o computador se desligue no caso de necessitar de mais energia do que aquela que o adaptador de corrente sozinho pode fornecer.

Em vez de tirar a bateria, deve-se antes “exercitá-la” regularmente, para que se mantenha operacional:

Para uma manutenção adequada de uma bateria de iões de lítio, é importante que os electrões nela contidos se movimentem ocasionalmente. A Apple não aconselha deixar o portátil sempre ligado. Uma utilização ideal seria um viajante que utiliza o MacBook Pro no comboio e depois o liga no escritório para carregar. Tal mantém os elementos da bateria em movimento. Se, pelo contrário, utilizar um computador pessoal no trabalho e guardar o portátil para viagens não muito frequentes, a Apple recomenda que carregue e descarregue a bateria pelo menos uma vez por mês.

Numa altura em que há cada vez mais portáteis em casa e em locais de trabalho, a questão da manutenção adequada das suas baterias ganha especial importância. Na página oficial da Apple há mais informação sobre este tema.

Poderá encontrar as recomendações oficiais, nos seguintes endereços:

www.apple.com/pt/batteries

www.apple.com/pt/batteries/notebooks.html

Once you go Mac, you never go back!


Sem comentários:

Enviar um comentário

search: